Como o meuResíduo ajuda na centralização de informações para auditorias ambientais

06 de Junho de 2019

Como o meuResíduo ajuda na centralização de informações para auditorias ambientais

Passar por uma auditoria ou uma fiscalização ambiental costuma ser um processo tenso e que pode gerar preocupações, dúvidas e estresses. Isso ocorre principalmente quando os dados da gestão ambiental da sua empresa são registrados em planilhas, documentos manuscritos e as informações ficam armazenadas em diversas pastas físicas.

Saber se todas as informações estão atualizadas, precisas, devidamente armazenadas e no seu respectivo local gera uma certa preocupação, não é mesmo? A tecnologia neste sentido pode ser uma grande aliada, principalmente quando se trata sobre dados da gestão de resíduos, licenças, documentos e condicionantes ambientais da empresa, clientes e fornecedores.

O meuResíduo é um exemplo de tecnologia que ajuda as empresas a centralizarem informações e documentos importantes para o caso de auditorias ou fiscalizações ambientais.

Através da ferramenta, os registros de todos os passos do ciclo de vida do resíduo com evidências, desde a geração até o destino final podem ser identificados e rastreados em tempo real.

Além disso, documentos legais, como o MTR, Ficha de emergência, envelope e o Certificado de Destinação Final podem ser gerados diretamente pela plataforma, que mantém todo o histórico de documentações que já foram geradas.

A ferramenta além de facilitar a gestão do ciclo de vida dos resíduos, também permite controlar as licenças e condicionantes ambientais, fortalecendo a conformidade com regulamentos ambientais.

Importantes relatórios de análise e gráficos gerados no software fornecem visibilidade em tempo real de indicadores chave dos processos, enquanto alertas e notificações por e-mail com os prazos de vencimentos das condicionantes ambientais garantem menor risco potencial de não conformidades e multas.