Login

Como otimizar o controle de fornecedores na gestão de resíduos

A gestão eficaz de fornecedores é essencial para o sucesso da gestão de resíduos nas empresas. Em primeiro lugar, muitas empresas caracterizam-se por envolver uma complexa cadeia de fornecedores, cada um especializado na gestão de um tipo específico de resíduos. Em segundo lugar, os fornecedores externos afetam diretamente a responsabilidade ambiental das empresas que os contratam.

Isso porque todas as empresas envolvidas na gestão de resíduos passam a ser corresponsáveis ​​conforme a lei. Isso significa que a contratação de empresa externa para transporte e/ou disposição final não isenta a empresa geradora ou gestora de possíveis penalidades.

Diversas legislações ambientais sobre fornecedores na área de resíduos estão relacionadas à segurança no armazenamento, transporte, destinação ambientalmente adequada e otimização das operações envolvidas na gestão de resíduos. Portanto, o cumprimento da legislação ambiental é fator determinante para uma gestão eficaz dos resíduos, além de reduzir o risco de não conformidades ou multas.

Trabalhar com fornecedores qualificados evita que os impactos negativos da má gestão prejudiquem a imagem da empresa junto aos clientes, principalmente porque o mercado exige cada vez mais ações relacionadas à gestão ambiental e à sustentabilidade.

Falhas na gestão de fornecedores podem causar uma série de danos às empresas e, sem o controle adequado, podem colocar em risco a imagem da empresa. Daí a importância de definir um procedimento eficiente de avaliação e gestão de fornecedores.

Para melhorar a gestão de fornecedores dentro das empresas, a meuResíduo pode ser usada como uma aliada. Com a plataforma é possível obter controle total de todas as etapas da gestão de resíduos, eliminando antigas planilhas Excel, licenças PDF, documentos Word e, além disso, controlar os documentos e licenças aos quais os fornecedores estão sujeitos.

Através de alertas emitidos pelo sistema, o gestor pode acompanhar a validade das licenças e até ser avisado quando algum fornecedor não estiver apto para gerenciar algum resíduo, evitando assim o risco de enviar resíduos para uma empresa que não possui autorização para seu descarte. Além disso, a plataforma permite o registro e arquivamento de recibos e documentos relativos ao transporte e destinação final de resíduos.

Compartilhe este Post: