Login

Alternativas para inovar na logística de resíduos após a pandemia de COVID-19

A inovação será uma questão decisiva para empresas que trabalham com gestão de operações de logística envolvendo resíduos, principalmente no novo normal “pós-pandemia”. O principal desafio de todos os gestores que atuam na área será encontrar soluções que aprimorem e otimizem processos para reduzir custos operacionais. 

Para isso, será necessário obter um controle integral de todo o processo logístico da empresa em tempo real. A tecnologia aliada com aplicativos próprios para essa finalidade é quem permite essa gestão, sendo possível analisar e agir com eficácia para aumentar a margem de lucro da organização.

Quando não se tem uma plataforma digital que auxilia nas atividades logísticas, um dos gargalos preocupantes está na documentação: extravios, erros de lançamento, tempo gasto pelos colaboradores em tarefas morosas e burocráticas, além do espaço físico necessário para guardar toda a papelada.  

Com um aplicativo, todos os documentos físicos podem ser substituídos por formatos digitais. A confirmação de coleta no cliente, por exemplo, é feita facilmente mediante assinatura na tela do celular. Códigos de barras e QR Code podem ser lidos, MTRs serão gerados digitalmente e outras informações importantes para garantir a rastreabilidade dos resíduos. É uma solução que otimiza o fluxo de trabalho desde o administrativo até o operacional. 

Uma das funcionalidades mais buscadas pelos clientes da meuResíduo no aplicativo de logística é a de criar rotas otimizadas de coletas. Utilizando o Google Maps, o software otimiza o roteiro levando em consideração distância, tempo médio de cada coleta e expediente do cliente. Assim, é possível reduzir diretamente o custo de combustível e minimizar desgastes dos veículos.

Outro problema frequente que as empresas de coleta enfrentam é a falta de informação em tempo real, o que resulta na perda de tempo útil da frota e dos coletores. Pelo aplicativo da meuResíduo, você visualiza a situação exata de cada coleta e pode acompanhar como anda a execução das rotas em campo. Com informações precisas e uma comunicação instantânea entre os coletores e a base, o tempo ocioso pode ficar para trás na gestão logística da empresa.

Uma plataforma digital de coleta de resíduos auxilia em todos esses processos, pois você adquire subsídios para auxiliar na tomada de decisão baseados em dados e indicadores atualizados desde a criação de rotas, geração de MTRs e CDFs, até a destinação final do resíduo.

POSTS RELACIONADOS:

Compartilhe este Post: