Login

Como a pandemia do coronavírus acelerou o processo de transformação digital no setor de gestão de resíduos?

Como a pandemia do coronavírus acelerou o processo de transformação digital no setor de gestão de resíduos?

Reinvenção! Um tipo de ação que todo o cenário empresarial teve que aderir durante a pandemia. Criar um novo método de fazer o seu negócio funcionar foi a regra de outro para a maioria dos empreendedores, mesmo que de portas fechadas ao público. Quem estava de fora do mundo digital, sofreu com as inúmeras readaptações por não estar preparado para ingressar neste novo cenário. No entanto, infelizmente pagaram um preço alto por negligenciar a evolução social, tecnológica e ambiental.

A pandemia da COVID-19 fez com que muitas pessoas que não estavam online antes migrassem para as plataformas quase que obrigatoriamente. Da mesma forma muitos profissionais tiveram que abrir as portas para o digital, se não iriam em busca da sua própria falência. Os métodos tradicionais de venda não são mais suficientes para gerar demanda. Desde o começo do lockdown, a cada dia é preciso se reinventar, procurar outras maneiras de incentivar os consumidores a continuar comprando.

Consequências

Certamente com o distanciamento social, as organizações mais tradicionais se obrigaram a entrar no mundo digital, investimentos expressivos em marketing, comunicação e gestão estratégica foram realizados, além de diversas consultorias apresentadas para nortear um caminho próspero e seguro para instituições que estavam sem rumo no âmbito virtual. Alguns fizeram o processo contrário, diminuindo custos e cortando verbas desses setores importantes; porém, quem optou por essa opção está soterrado em dívidas.

Por outro lado, os paradigmas e bloqueios iniciais que incontáveis organizações tradicionais tinham sobre o mundo virtual foram quebrados após a mensuração dos pontos positivos que o meio digital oferece aos clientes e empresas. Afinal, o físico teve que ser deixado para trás, pelo menos por enquanto. A facilidade de comunicação e o fluxo informacional se torna mais eficaz e clara, custos são reduzidos, o alcance e abrangência são multiplicados com a ajuda da tecnologia.

Em conclusão, se analisarmos, o vírus que atingiu o ano de 2020 acelerou e muito o processo de transformação digital sem querer. Na verdade, isso tudo apresentou aos mais tradicionais uma mudança que seria inevitável. Um aspecto positivo foi a conscientização de muitas empresas em relação à maneira de gerir seus resíduos. Nesse aspecto, a meuResíduo veio para ajudar, cumprindo o seu papel com a natureza, analisando sempre com o pensamento no macro-ambiente e visando o bem-estar das futuras gerações.

Compartilhe este Post: