Login

Dia Mundial da Água: como a água doce é classificada?

O Dia Mundial da Água, que é comemorado todos os anos em 22 de março, teve como tema este ano: ‘Natureza e mudança climática’, com o objetivo de destacar como a água e a mudança climática estão ligadas.

O ciclo da água está diretamente ligado ao clima. Assim, mudanças no clima que alterem o regime de chuvas podem provocar o aumento da ocorrência de eventos hidrológicos extremos, como inundações e longos períodos de seca. Esses eventos impactam na oferta de água, ameaçando o suprimento do recurso hídrico para todos. 

Pensando nisso, no artigo de hoje veremos como as águas doces são classificadas no Brasil conforme a Resolução CONAMA 357/2005.

Classificação das águas doces:

  • Classe especial: são águas destinadas ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção; à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas; à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral.
  • Classe I: águas destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento simplificado; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho; à irrigação de hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rentes ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoção de película; à proteção das comunidades aquáticas em Terras Indígenas.
  • Classe II: águas que podem ser destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho; à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; à aquicultura e à atividade de pesca.
  • Classe III: águas que são destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado; à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras; à pesca amadora; à recreação de contato secundário; à dessedentação de animais.
  • Classe IV: águas que podem ser destinadas à navegação e à harmonia paisagística.

Existe uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3% da água do mundo é doce, da qual mais de 75% apresenta-se congelada nas regiões polares ou na umidade do ar, o que dificulta sua utilização pelo homem.

Apenas 0,75% de toda água do nosso planeta se enquadra dentro da classificação de água doce. Sendo assim a água doce classificada com Classe Especial que pode ser consumida com uma desinfecção mais simples é muito rara, por isso a água doce é tão vital para os humanos

Compartilhe este Post: