Login

Itaipu conquista Selo Sesi ODS 2023 por gestão de resíduos

Apoio às ações de coleta seletiva no Oeste do Paraná foi reconhecido como exemplo de boas práticas ambientais.

Criado em 2003, com o nome de Projeto Coleta Solidária, o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da diretoria brasileira de Itaipu recebeu o Selo Sesi ODS 2023, que tem como objetivo reconhecer e divulgar práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A iniciativa agora integra a categoria ambiental do Banco de Boas Práticas do Prêmio, que pode ser conferido clicando aqui. O anúncio oficial de todos os projetos contemplados com o selo acontecerá durante o Congresso Sesi ODS, em data a ser definida.

Na categoria ambiental, 46 empresas e indústrias do Paraná inscreveram práticas que impactam diretamente o meio ambiente, como a redução da emissão de gases, da poluição do ar e da água, conservação de florestas e vegetações, eficiência da gestão hídrica e energética, gestão de resíduos e uso de recursos naturais, além de projetos como inovações de design sustentável.

O Programa de Gestão de Resíduos Sólidos conquistou o selo por desenvolver práticas ligadas aos ODS 1 (acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares), 6 (garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos), 8 (promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos) e 12 (assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis).

De acordo com Itaipu, a empresa desenvolve ações na gestão integrada de resíduos sólidos por meio de parcerias com os 55 municípios da sua área de atuação, apoiando as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O próximo passo será expandir a atuação para mais cidades do Paraná e para parte de Mato Grosso do Sul.

FONTE: https://www.h2foz.com.br/meio-ambiente/itaipu-selo-sesi-ods-2023/

Compartilhe este Post: