Login

Havaianas amplia logística reversa e chega a 20 estados

Iniciado em dezembro de 2020, o programa Havaianas reCICLO encerra 2022 com 126 pontos de coleta em lojas Havaianas de 43 cidades. Dos 20 estados atendidos no total, sete foram incluídos nesta etapa: Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

Até setembro de 2022, o Havaianas reCICLO já beneficiou cerca de 1209 famílias por meio das cooperativas de reciclagem e garantiu o descarte adequado e a reciclagem de um volume equivalente a 74% dos torcedores no estádio do Maracanã calçando Havaianas (mais de 59 mil pares).

Ao invés de virar lixo, essas sandálias são transformadas em outros produtos como tapetes, pneus maciços utilizados em carrinhos de mão e mobiliários revestidos de manta de borracha, como os bancos e prateleiras presentes em lojas Havaianas.

“As sandálias Havaianas podem fazer parte de um novo ciclo de impacto socioambiental positivo que envolve a reciclagem do produto e a geração de renda para as cooperativas de reciclagem parceiras”, afirma Zezé De Martini, diretora de Sustentabilidade e Reputação da Alpargatas, empresa dona da Havaianas. “Nossa meta é que, até 2030, 100% das lojas monobrand estejam com o programa Havaianas reCICLO, globalmente”, completa.

O programa de reciclagem é realizado em parceria com a TrashIn, startup especializada em soluções para a gestão de resíduos.

“Os números mostram que o projeto está no caminho certo e nosso objetivo é chegar em ainda mais locais para conscientizar mais pessoas sobre a importância do descarte adequado das sandálias”, afirma CEO da Trashin, Sérgio Finger.

Logística sem emissões

Toda a rota logística do programa foi estruturada para ser carbono zero, com o uso de bicicletas na coleta em algumas lojas e da compensação do carbono emitido pelos outros modais – como carro e caminhão – por meio do plantio e da preservação de árvores na Amazônia.

Até setembro de 2022, as coletas feitas de bicicleta ou carros elétricos evitaram a emissão de 829,8 kg de gás carbônico (CO2), enquanto os outros modais compensaram a emissão de 2.948,5 kg.

Como descartar suas Havaianas

Para descartar suas sandálias basta ao consumidor depositá-las em um dos coletores Havaianas reCICLO, disponíveis nas lojas da marca. Confira a lista completa de pontos de coleta e não deixe de destinar corretamente seus chinelos usados.

FONTE: https://ciclovivo.com.br/inovacao/negocios/havaianas-amplia-logistica-reversa-e-chega-a-20-estados/

POSTS RELACIONADOS

Compartilhe este Post: