Login

“Return Machine” – Dispositivo que converte embalagens usadas em créditos começa a ser implantado pelo Ministério do Meio Ambiente

O dispositivo chamado de “Return Machine”, começa a ser implantado em nosso país e atua como Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de embalagens, sendo que um desses equipamentos foi implantado no próprio Ministério do Meio Ambiente.

O equipamento aceita embalagens como latas de aço, latas de alumínio ou garrafas pet usadas e, por meio de cadastro de CPF, o resíduo adicionado pode ser convertido em créditos proporcionais à quantidade descartada. Além do estímulo à educação ambiental dos consumidores, o dispositivo contribui para o reaproveitamento dos materiais em seu ciclo produtivo ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Dessa forma o Ministério do Meio Ambiente (MMA), recebeu em sua sede um novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de embalagens. A instalação do PEV alinha as ações do programa Prolata, iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (ABEAÇO) para a implantação do sistema de logística reversa de embalagens de aço no País, aos objetivos do programa Lixão Zero, lançado pelo MMA em 2019, que vem atuando em diversos setores na frente da logística reversa.

Esse dispositivo é um, entre cerca de 100 PEV da rede ProLata, que está presente em 51 municípios de 13 estados do Brasil. Ao todo, são 55 cooperativas com cerca de 1500 cooperados beneficiados. Após 2020, ano de lançamento do programa Lixão Zero, a rede se expandiu de 6 para 20 entrepostos, aumentando a quantidade coletada em mais de 140%, de 9 mil para 22 mil toneladas. Já em 2021, o volume coletado no primeiro trimestre cresceu 32% sobre o mesmo período do ano anterior.

Para se ter uma ideia, no ano de 2020, após compromisso firmado no âmbito do programa Lixão Zero, o País bateu o recorde de reciclagem de latas de alumínio, com um total de 31,16 bilhões de latas recicladas. O número equivale a 97,4% das latinhas que entraram no mercado no ano. Esses números representam um grande avanço da logística reversa no País, que é uma das principais frentes de atuação do programa Lixão Zero. Através desse programa o Brasil está avançando na logística reversa de baterias de carro, eletroeletrônicos, medicamentos, óleo lubrificante e outros tipos de resíduos.

 Fonte: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/noticias/dispositivo-que-converte-embalagens-usadas-em-creditos-chega-ao-ministerio-do-meio-ambiente#:~:text=No%20modelo%20%E2%80%9CReturn%20Machine%E2%80%9D%2C,cr%C3%A9ditos%20proporcionais%20%C3%A0%20quantidade%20descartada.

POST RELACIONADOS:

Compartilhe este Post: